quinta-feira, 7 de julho de 2011

EIS MINHA SHANGRI-LA, QUE ATENDE PELO NOME DE:





Não irei contar a estória “oficial” da cidade que originou o nome dela.

Irei contar à história corrente que todo socorrense conhece a boca miúda e que minha mãe me contava desde tenra idade, como sendo a verdadeira e única aceita por todos socorrenses, sobre a origem do nome da cidade: Socorro.

Minha mãe me dizia, que no ano de 1829, data do batismo da cidade; um proeminente político oriundo dessa terra tão bela e de palmeiras, onde canta o sabiá, com fumos e ares de imperador, estava incumbido de dar o nome da cidade, e preocupadíssimo como estava, pois era um verdadeiro engodo, não conseguia atinar com nenhum nome que pudesse oficialmente representar toda a sua opulência e beleza rara para o mundo.

Desiludido consigo mesmo, resolveu afogar suas mágoas num bar da cidade e tomou um belo porre, pois, nenhuma “eureka” lhe via a mente.

Já em cima da hora, para o triunfo oficial da cidade, que seria finalmente batizada e sairia da obscuridade para o estrelato mundial, o fausto político, além de atrasado e bêbado, estava com a bexiga estourando, pois, tinha tomado mais de meia dúzia de cervejas - sozinho.

Os assessores assim que o acharam no bar o levaram imediatamente ao centro da cidade para o lançamento tão aguardado do nome. Estava à população inteira da cidade até então sem nome em pé e os demais políticos o aguardando, assim que o augusto imperador deu o ar da graça, pediu logo licença a todos, e disse que estava apertadíssimo e que lhe dessem um pequeno tempo que já voltaria, com o tão aguardado nome. E pediu perdão, pois, infelizmente disse a todos com ar de acamado e tristonho, que sofria dessa moléstia, ou seja, bexiga solta.

Passados alguns minutos, como o mesmo não voltava e a população socorrense já começa a vaiar todo o emplastro político, ouviram gritos em alto e bom som, e quando correram para acudir, pois, imaginavam que algo de extremamente ruim acontecera ao jovem político proeminente, pois os gritos vinham da direção de onde ele tinha ido, e eram guturais...

Deram com o jovem e augusto imperador de calças arriadas e enroscado numa cerca de arame farpado, gritando: SOCORRO! SOCORRO! SOCORRO!

E foi assim, que a portenta cidade foi batizada e até hoje leva esse nome tão belo: SOCORRO.

Por favor, não riam, pois, eu nasci nessa cidade. E ela é minha Shangri-la; sim senhor!

Para maiores informações turísticas, acessem:
http://www.estanciadesocorro.com.br


***
PS. Vocês não imaginam o quanto é delicioso pegar a estrada e atravessar São Paulo e ir para essa cidade do interior, dirigindo a 140 km na Fernão Dias, com o iPod no ouvido, ouvindo Kings of Leon; Pearl Jam e O Rappa, isso sara qualquer estresse da vida...

Aliás, imaginem aonde irei nesse final de semana? Nem precisa pensar muito...

Tem uma balada nova na cidade que adorei, é um Pub no melhor estilo da Av. Nova (Av. Luis Dumont Villares) em Paulo Paulo. Ele se chama Lubeck Bar, maiores, informações acessem: www.lubeckbar.com.br

1 comentários:

  1. Ah... é muito bom, mesmo!. Não tem coisa melhor que: Ford Ká + admirando paisagem + ouvindo Kings of Leon e Pearl Jam + estar ao seu lado. =)

    ResponderExcluir