segunda-feira, 9 de julho de 2012

ASSIM ENTENDO A PALAVRA: MUITO OBRIGADO!


“De caminho para Jerusalém, passava Jesus pelo meio de Samaria e da Galiléia. Ao entrar numa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez leprosos, que ficaram de longe e lhe gritaram, dizendo: Jesus, Mestre, compadece-te de nós! Ao vê-los, disse-lhes Jesus: Ide e mostrai-vos aos sacerdotes. Aconteceu que, indo eles, foram purificados. Um dos dez, vendo que fora curado, voltou, dando glória a Deus em alta voz, e prostrou-se com o rosto em terra aos pés de Jesus, agradecendo-lhe; e este era samaritano. Então, Jesus lhe perguntou: Não eram dez os que foram curados? Onde estão os nove? Não houve; porventura, quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro? E disse-lhe: Levanta-te e vai; a tua fé te salvou.” (Lucas 17: 11-19)

Algumas situações de nossas vidas ficam gravadas em nossa memória para sempre; não sei bem ao certo por que isso acontece, mas lá ficam para a vida toda. Um dia desses estava relendo essa passagem dos dez leprosos em Lucas e me lembrei de quando era novo cristão e de uma determinada reunião que participei, onde todos os presentes apresentavam seus pedidos de oração (que sempre eram petições das mais diversas possíveis) ao final do culto. Assim um a um, todos iam fazendo seus pedidos. Calhou nesse dia que eu seria o último a falar, pois estava no final de onde os pedidos se iniciaram. Vendo tudo aquilo, senti pela primeira vez um nervosismo exacerbado ao ter que falar (embora nunca tenha sido tímido) nesse dia fiquei tenso.

Quando finalmente chegou minha vez, disse que não queria pedir nada a Deus, mas simplesmente externar a Ele o quanto estava grato por tudo que Ele tinha feito por mim na Cruz do Calvário, e que isso era por demais maravilhoso e suficiente para mim. Como num passe de mágica, todos voltaram seus olhares para mim, o responsável pela reunião, tratou rapidamente de retomar as rédeas da situação e mudou de assunto.

O tempo se passou e hoje relendo essa passagem, acredito que a gratidão é algo tão fundamental na fé cristã, como ler a Palavra. Aliás, quando somos gratos por tudo em nossas vidas, ela adquire outra cor. Do cinzento opaco passa a ser multicolorida. Quando somos gratos, tudo muda; nossas relações principalmente: com nossos irmãos, pais, vizinhos, meio ambiente, com as pessoas que nos servem, com nossos animais de estimação...

Outro elemento significativo que aparece no texto é a lepra, que é uma doença terrível e excludente. Ela começa pelas extremidades do nosso corpo, ou seja, pelos dedos dos pés e das mãos. Rapidamente tira toda a sensibilidade do corpo. Assim não se sente dor, pode-se colocar o dedo no fogo e nada sentirá. Ao ler a passagem de Lucas, vemos que só um voltou e lhe agradeceu, os outros nove foram embora, pois já tinham recebido o que pediram e estavam curados. Contudo, a última frase de Cristo é peremptória: “a tua fé te salvou”. Esse que voltou e agradeceu, além de ter sido curado da lepra foi salvo, ao passo que os outros nove não foram: salvos. É de fato muito sutil isso, porém, faz muita diferença.

Que nunca percamos a sensibilidade de reconhecer tudo o que Deus já fez por nós, e voltar a acrescentar em nossas orações: “muito obrigado!” Oxalá que isso seja tão recorrente quanto ao que se pede...

***

2 comentários:

  1. Adorei o texto... Pena que as pessoas estão perdendo as coisas mais simples como o OBRIGADO!!!

    Leticia Valente :)

    ResponderExcluir
  2. Excelente! Gratidão por sua vida! :) Que Ele lhe permita ser usado a cada dia!

    ResponderExcluir