sábado, 15 de março de 2014

CRÔNICAS AVULSAS: OS TRAMPOLINS SE OFERTAM

Praça Europa, Paris, França – 1932 (Henri Cartier-Bresson)
“A quem sabe mergulhar numa página, o trampolim se oferta.”
_Carlos Drummond de Andrade.
Amo o universo das Artes em todas as suas expressões... E em minha modesta opinião, a Arte superior (se é que lá exista isso) seja a Literatura. Opinião minha, não sei explicar muito bem, mas é o que sinto, é algo como o Fernando Pessoa no poema Cancioneiro: “Dizem que finjo ou minto / Tudo que escrevo. Não. / Eu simplesmente sinto / Com a imaginação. / Não uso o coração. /” Em contrapartida, o universo da fotografia tem chamado demais a minha atenção, e em especial Henri Cartier-Bresson, o criador da teoria: “instante decisivo”.
Ele (Bresson) visitou diversas metrópoles ao longo de sua vida: Nova York, Londres, Cidade do México, Xangai, Pequim, Moscou, Nova Déli, Madri, Berlim e Tóquio... Estudante de pintura em sua juventude e influenciado pelas propostas espontâneas do surrealismo de Salvador Dalí, Cartier-Bresson destila em suas fotografias pitadas de humor, nostalgia ou ternura, que se destacam na composição.
O “instante decisivo” é aquele momento chave, único, inigualável e inefável que a fotografia capta, por isso, não se pode perder ele. O mesmo dizia que ao fotografar devemos focar isso, aquele momento: “X”.
Pois bem, ontem no MIS, no III Encontro de Blogs de Letras, ao ver todos os amigos que comungam do mesmo pão sagrado, que é a Literatura, fiquei me perguntando, qual foi o momento do “instante decisivo” desse evento?
Confesso que não achei resposta!
Pois ao ver os olhos de todos os blogueiros cintilando, ao ver o Eduardo Camargo falar sobre a sua fan page “Diva Depressão” e blog: http://divadepressao.blog.br/ e de como ela foi criada despretensiosamente e hoje ter o nível e proporção que tem (dados extraídos do FB hoje da Fan Page Diva Depressão: 1.016.148 curtidas e 395.254 pessoas falando sobre seus posts) é algo surreal. E pensar que tudo isso surgiu num bate-papo entre amigos que decidiram levar para a web suas piadas internas é por demais enaltecedor, prova o quanto os brasileiros são criativos e inteligentes... Ao ver a Mariana Rolier (editora da Única Editora) exalar seu amor pelos livros e sua sinceridade e honestidade ao dizer: “Nosso foco é literatura de entretenimento.” me deixou encantado; pois será que existe literatura superior e inferior? Creio que não, o importante é ler e (.) ponto!
Falar então do Sérgio Pavarini (seu humor sarcástico e excelente, blog: http://www.pavablog.com/) do amor pelos livros da Cassia Carrenho, gerente do PublishNews (site: http://www.publishnews.com.br/) e do Jose Luiz Goldfarb (físico, filósofo, curador do prêmio Jabuti há mais de 20 anos e mais um monte de coisa) é jogar serpentina. Confesso que não sou muito disso, mas deixo aqui o meu respeito, admiração e carinho por esses organizadores!
E sim, o Encontro de Blogs e Letras é literalmente como no poema do Drummond, que transformo abaixo para a nossa melhor realidade e peço licença aos céus para o ilustre finado:
“A quem sabe mergulhar numa página de blog,
vários trampolins se ofertam...”
E eis alguns dos trampolins:
***

2 comentários:

  1. Obrigada por incluir meu blog na sua lista de "trampolins", Marcelo! É muito legal encontrar pessoas que compartilham o mesmo amor pela literatura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Mel, muito feliz com o seu retorno, obrigado de coração, adoro quando os leitores dão um retorno!

    ResponderExcluir