quarta-feira, 23 de novembro de 2011

CONTOS diVINO: SONHOS



RETRATO DE PÈRE TANGUY (1887) DE VAN GOGH


Meu pai sempre me dizia que o olfato era o melhor elo com o passado; o sentido mais forte para redescobrir histórias antigas. Sempre que sinto o cheiro de um vinho feito de Pinot Noir, lembro-me imediatamente do meu pai. Sua imagem vem com tamanha força em minha mente, que não consigo nunca impedir sua lembrança. Era um grande artista na arte de fabricação do vinho, sim – um autêntico vigneron, e como era de se esperar, possuía um compromisso com seu talento, com sua arte e com a busca da perfeição, mesmo sem nunca alcançá-la. Vivíamos no epicentro do vinho na França, em Beaune, capital da Borgonha; onde a famigerada Pinot Noir, tem sua expressão máxima, graças ao seu terroir ou climats como lá são chamados. Essa uva é extremamente difícil de cultivar, tem a pele fina, é temperamental, amadurece cedo, e ainda por cima é extremamente sensível a altas temperaturas, a ventos e a chuvas fortes. Dela como dizia meu pai, só podemos extrair dois tipos de vinhos: medíocres ou incríveis; não existe o meio termo. Por isso, que ele sempre trabalhou arduamente, com zelo e amor, o resultado não poderia ser diferente, nossos vinhos eram os melhores e apreciados no mundo inteiro e invejados por nossos pares.

Sempre o admirei e ainda posso lembrar-me nitidamente da última vez que nos falamos, junto aos barris de carvalho francês na adega de nossa casa; suas palavras ficaram cravadas em minha alma, naquele momento, não entendi muito bem o que ele queria me ensinar, mas com o passar dos anos, tudo o que disse naquele dia, fez todo o sentido dia e noite em minha vida. Ainda posso ouvir seu sussurro:

- Não perca tempo meu filho correndo atrás do seu sonho. Seja seu próprio sonho!

Enquanto muitos desdenhavam na insistência do meu pai em cultivar a Pinot Noir, pois teve muitos fracassos, antes de obter sucesso, ele por sua vez nunca duvidou que conseguiria produzir um vinho consagrado, foi à encarnação do seu sonho e me ensinou tudo que aprendeu – inclusive como se deve sonhar e viver a vida...

***

0 comentários:

Postar um comentário