quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

CRÔNICAS AVULSAS: O MAL DO SÉCULO



É a palavra clichê mais usada nos processos seletivos, quando o recrutador pergunta: “Qual é o seu ponto fraco?” A resposta é dada de imediato, quase sem pestanejo: “Ansiedade”. Creio que todos em maior ou menor grau sejamos ansiosos. Acredito que muito disso se deva a nossa própria era, pois vivemos e queremos tudo para ontem. O conceito de fastfood nos doutrinou assim. Passar alguns minutos numa fila então? Imperdoável e impensável. E a sociedade como um todo evoluiu para garantir agilidade em tudo ao nosso redor e para que não percamos tempo com quase nada.

Uma coisa que aprendi a duras penas (pois paguei uma conta altíssima) foi ter que ficar esperando pelo Sandro da Eletropaulo. Ele é o responsável por vir medir a luz na minha rua e passa aqui em minha casa uma vez por mês, religiosamente no dia discriminado na conta. E como ele veio aqui algumas vezes e eu não estava ele tirou a conta pela média, o que me deu uma tremenda dor de cabeça, pois paguei um valor que já é absurdo de caro, só que agora ao quadrado.

Nos dias em que ele vem, fico como aquele personagem do Gabriel García Márquez do livro: “Ninguém escreve ao coronel”. Esperando, esperando e esperando... A minha sorte é que o Sandro sempre passa, só não tem horário certo para isso, ao passo que o Coronel do Gabo, sempre houve em toda sexta-feira quando ele vai ao caís, o seguinte do carteiro: “Ninguém escreve ao coronel”.

Não seria o mais apropriado a dar conselhos aos ansiosos; pois também tenho as minhas ansiedades. Mas algo que aprendi no decorrer dos anos é que a ansiedade nos consome até o dia em que decidimos resistir e deixamos o tempo fluir. Com isso não quero dizer que devamos viver desleixados com nossas vidas, simplesmente quero dizer que existem coisas que estão além das nossas capacidades de poder resolver, e de que nada adiantaria ficarmos ansiosos.

Até Cristo que já em sua época antevia os nossos infortúnios na arte de viver a vida, nos aconselhou sobre isso, quando disse nos Evangelhos: “Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida?”

Ansiedade alguma pode antecipar o que irá ocorrer no seu devido tempo. E perdermos nosso tempo nos preocupando com isso, é pura insensatez. Qualquer ansiedade nunca esvaziará o sofrimento do amanhã, mas apenas esvazia a força do hoje.


***

0 comentários:

Postar um comentário