terça-feira, 24 de novembro de 2015

CRÔNICAS AVULSAS: TEORIA DO BIQUINHO



Françoise Nielly

Você pode até me acusar de pastiche a julgar pelo título da crônica. Contudo, pode acreditar – ela não tem nada a ver com o sentido do excelente conto do Bruxo do Cosme Velho, intitulado: “Teoria do Medalhão”. Sim, amigo leitor a minha teoria aqui proposta carece do engenho Machadiano – mas, nem por isso deixa de possuir sua verossimilhança, e qualquer semelhança com a realidade não é mera coincidência.
Confesso que me falta à capacidade arguta da análise (do tema) dos grandes sociólogos brasileiros como: Gilberto Freyre, Caio Prado Junior, Florestan Fernandes, mas eu não poderia deixar de me arriscar e dar os meus pitacos sobre o tema. Aliás, esse tema é bem simples, quase pueril digamos, a saber:

“Por que as mulheres fazem biquinho nas fotos em redes sociais?”.
Não sou muito dado as redes sociais – e como frágil pecador, sucumbi a elas, como quase todos os mortais que conheço, exceto os meus amigos misantropos, que não são muitos. Procuro usar as redes sociais com moderação (se é que lá exista uma dose certa para elas). De preferência, gosto mais do Instagram e do Twitter. O FaceBook, me parece mais uma fogueira de vaidades. Se bem que o Instagram, dependendo do perfil da pessoa que você venha a seguir lá ou o Twitter, não vão fugir muito disso também. E como dizia o sábio Qoheleth hebreu, no livro do Eclesiastes, já no primeiro capítulo para não perder tempo:

“Vaidade de vaidades, diz o Pregador; vaidades de vaidades, tudo é vaidade”.
Bom, em minha teoria após muita elucubração, as mulheres fazem biquinho em suas nas fotos nas redes sociais, pois desejam:

1)      Mostrarem-se sexy;

2)     Seguem o padrão fotográfico de outras mulheres – que também fazem biquinho;

3)      Querem chamar a atenção;

4)     Querem ganhar o maior número de likes e comentários favoráveis;

5)     ...

Sinceramente: não tenho uma explicação, e pode ser que até nem tenha e essa dúvida fique no ar. Não sei ao certo o motivo, mas fotos assim grassam por todos os lados. Sou fã da Clarice Lispector, já li quase todos seus livros e uma excelente biografia sua, muito bem escrita pelo Benjamin Moser (aliás, recomendo) e que me lembre a Clarice, nunca fazia uma fotografia sua sequer sorrindo, biquinho então? Nem pensar! Porém, suas fotos mesmo sisudas são de uma beleza ímpar, a magia do seu olhar penetrante, sua expressão facial e corporal – nos hipnotiza.

Antes de terminar, fui até minha irmã antes de deitar essas palavras nessa crônica e a questionei:
- Marli, por que as mulheres fazem biquinho nas fotos em redes sociais?

- Ué, sei lá!

Pois é caro leitor, eu também não sei, mas desconfiar, ah isso pode ter certeza – eu desconfio até não poder mais...
 
***

0 comentários:

Postar um comentário