segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

ASSIM ENTENDO A PALAVRA: NÃO SE ESCONDA


A CRIAÇÃO, Afresco de Michelangelo no teto da Capela Sistina.


“E chamou o Senhor Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás? Ele respondeu: Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi.” 
Gênesis 3: 9-10

É totalmente contraproducente: Deus nos criar e não querer ter um relacionamento conosco. Não faz sentido algum Ele não querer se relacionar. Pois fomos feitos a sua imagem e semelhança, contudo, em muitos casos nós e que nos extraviamos, e como verdadeiras ovelhas – vagamos por campos e passamos a largo desse relacionamento com Deus.

O relato do Gênesis é ímpar, principalmente quando ele diz no versículo 8 do capítulo 3: “Quando ouviram a voz do Senhor Deus, que andava no jardim pela viração do dia [...]”. Ou seja, Deus estava com eles, se fez presente, andava com Adão e Eva. Porém, como somos carnais e pecadores optamos por andar em outro rumo, que não é o do relacionamento com Deus.

Nesse mesmo relato do Gênesis, a Serpente nos aplica um duro golpe, aliás, o maligno sabe muito bem onde nos atingir, ele é mestre em encher nos olhos com aquilo que não podemos ser – mas que lá no nosso íntimo desejamos. Astuto, sempre nos propõe algo que aparentemente parece simples e inocente, mas que por detrás – está carregado de dolo, pois nada vem de graça da Serpente e pagamos com isso um alto preço, que é o nosso pecado.

Notem que nesse relato, a Serpente não disse: “Ei, Adão e Eva, venham me seguir. Tornarei vocês verdadeiros Deuses!”. Pelo contrário, pois a Serpente sabia que entre ela e Deus, Adão e Eva e nós mesmos – sempre optaremos por Deus. Porém, entre Deus e o nosso ego inflamado, optaremos pelo nosso ego. E foi o que Adão e Eva fizeram, caíram nessa esparrela, e cá estamos nós vivendo as conseqüências. Ah, e não pense que se você ou eu estivéssemos lá, teríamos feito algo diferente do que fizeram Adão e Eva. Pois em 1 João capítulo 1:10 diz: “Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós”.

A boa nova é o que Deus diz no final da bíblia, no livro do Apocalipse capítulo 21 e versículo 3, que fala: “Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles.”

Sim – eu creio pela fé que essa relação será restaurada em definitivo e estaremos novamente ao lado de Deus e andaremos com ele, e nunca mais ninguém irá se esconder da sua face. Até que esse dia chegue, sigo ao lado de Jesus, pois ele mesmo disse: “E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século”. (Mateus 28:20).


Amém!

***

0 comentários:

Postar um comentário