segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

CRÔNICAS AVULSAS: EU NÃO QUERIA MAIS FALAR SOBRE ISSO



Eu tenho uma conta no Twitter, e na minha time line já há algum tempo – explode diariamente tudo que os grandes veículos de comunicação e alguns entendidos de esquerda, direita e o tal do centro falam sobre a Operação Lava Jato e a nossa famigerada política. Acabo lendo ambos. Nasci plural. Aliás, minha mãe já desde criança sempre me ensinou: “Pior que não ler jornal, é ler um só!”. Sábias palavras que perseverei em guardar nas tábuas do meu coração.

Hoje para endossar ainda mais meu sentimento de estarrecimento e aborrecimento, novamente fui achocalhado com a seguinte notícia: “Moro aceita denúncia e Lula vira réu pela quinta vez”. Sim, não é piada, pela quinta vez um sujeito vira réu e até o presente momento não foi levado para a prisão em Curitiba. Creio que muitos por bem menos que isso, já foram parar lá. O próprio Eduardo Cunha é um exemplo.

Luiz Inácio Lula da Silva, passa agora a ser réu em cinco ações penais – três no âmbito da Operação Lava Jato, uma na Operação Zelotes e uma na Operação Janus. E nesta nova ação, Lula responderá por crimes de corrupção passiva e de lavagem de dinheiro relacionadas à empreiteira Odebrecht.  

Eu juro que não queria mais falar sobre isso, mas são tantas implicações, notícias e informações daqui e a acolá, que se torna impossível para qualquer cronista sair incólume a toda essa desgraça política que tomou conta do Brasil nos últimos anos e principalmente no ano macabro de 2016.

Por mais que todos estejam saturados, cansados e se perguntando: “Mas quando o Lula finalmente será preso?” Teremos de lidar com tudo que nos é informado em abundância nos noticiários, internet e nos jornais.

Dia desses um amigo me perguntou, por que deveríamos empreender tal grande tarefa, que para ele inclusive é faraônica de acompanhar tudo que está acontecendo no cenário político brasileiro, já que no frigir dos ovos – na opinião dele nada mudaria.

Confesso que fiquei sem reação, e refleti que igual esse meu amigo, quantos brasileiros não tem esse mesmo sentimento? Creio que muitos.

Que vivemos em tempos sombrios é fato líquido e certo. Que devemos fechar nossos olhos já cansados diante de tanta roubalheira em Brasília, porque é assim desde da época da Coroa de Portugal, quando aqui chegou, seria o ápice da apatia de nossa parte.

Existe uma grande diferença entre o querer e o dever. Claro, eu não queria mais escrever sobre isso, mas o dever é mais forte e enquanto houver pessoas aqui no Brasil com esse pensamento relapso e apático como do meu amigo, teremos que falar, escrever e protestar contra tudo isso que assola nosso País. 

***

0 comentários:

Postar um comentário