sábado, 17 de julho de 2010

COSMOVISÃO



VELHO HOMEM COM SUA CABEÇA EM SUAS MÃOS (1890), de Van Gogh


Quem nunca teve dias cinzentos na vida, que atire a primeira pedra. Aliás, creio que dentro de nós habita um buraco dos problemas; e eles são infindáveis, pois notem, que sempre que acabamos de resolver um problema outro nasce, e assim vivemos em eterno embate. Mas “vida é luta” já dizia Machado de Assis em Memórias Póstumas de Brás Cubas, porém, a fadiga também vem e aos poucos vai minando nossas forças e nos exaure a alma.

O que fazer então? Uma vez que nossa própria constituição como seres humanos é uma chamada ao combate? Ao renhir. Ao empreendedorismo (palavra em moda) e as frustrações também na vida? Transitamos nessas duas margens: sucesso e fracasso. Alegria e tristeza.
Porém, acredito que na realidade a grande questão é o que fazer, quando o dia mau chegar, e podem ter certeza (embora não seja um pessimista nato) que esse dia vai chegar para você caro leitor, pois um mundo perfeito – existe somente nas novelas globais e na Malhação.

Notem, que se vida é luta, o nó dessa urdidura é justamente não aprender a bater, pois a vida por si só, será nossa pior adversária, e se não nos cuidarmos ela nos botará de joelhos e na lona, devemos então aprender é a receber pancadas, mas nos mantermos firmes e de pé - eretos, pois muitos confundem briga com luta. Ora, briga tem hora para acabar, mas luta é para uma vida inteira.

Sei que muitos podem estranhar, e dizer: “Não vejo essa luta toda na minha vida”. Sim, concordo que também existem pessoas que são mais privilegiadas na vida, e a mesma lhe deu boas cartas para viver, porém, para cada uma dessas que receberam uma “mão boa” de cartas, milhares não tiveram o mesmo privilégio, e até mesmo essas, que tiveram cartas melhores, um dia enfrentaram alguma vicissitude na vida. Aí o chão lhe faltará aos pés e seus respectivos mundos desabaram...

A vida tanto pode ser uma sonata, quanto uma viagem de avião ou uma batalha, e em dado momento todos passaremos por isso, contudo, a grande diferença que irá fazer você atravessar isso tudo e sair lá frente um ser humano melhor, em quaisquer que sejam os momentos, é não perder a fé em você mesmo e em Deus, e buscar a superação a cada dia, sempre tendo em mente que a única forma de ter um desempenho grandioso é o amor pelo que faz, e o quanto você esta disposto a pagar pelo seu ideal.

Se a vida lhe atirar pedras, guardem-nas todas, pois ao seu tempo e pelo seu esforço, irás mais cedo ou tarde: construir um castelo.


***

0 comentários:

Postar um comentário