quinta-feira, 16 de junho de 2011

POR QUE SERÁ QUE O DATENA NÃO MOSTRA ISSO?




Na presente era de “modernidade líquida” termo cunhado pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman e da “erosão da atenção” termo oriundo da escritora e jornalista americana Maggie Jackson, poder ver um povo ou nação se levantar e fazer sua própria torre de Babel do conhecimento é maravilhoso. E um verdadeiro bálsamo em meio a tantas falências que estamos vivendo.

Tiro o chapéu aos Argentinos, embora os ache ainda bairristas, com exceção de Borges, Cortázar, Casares...

Essa torre de 28 metros de altura, em formato de rampa circular, toda feita de aço e dezenas de milhares de livros, foi inaugurada em Buenos Aires para marcar a gestão da cidade como Capital Mundial do livro de 2011, título designado pela Unesco.

A obra, batizada de "Torre de Babel de Livros", é de autoria da artista plástica argentina Marta Minujín, que reuniu mais de 30 mil exemplares de 54 países, inclusive do Brasil, como informou a assessoria de imprensa do governo de Buenos Aires.

A "Torre de Babel", foi instalada na Praça San Martín, no centro da cidade, e ficou lá até o dia 27 de maio de 2011.
Durante um tour guiado, os visitantes ouvem uma gravação com a palavra "livro" dita em vários idiomas. Após o passeio entre livros, eles recebem uma cópia do conto A biblioteca de Babel, do escritor argentino Jorge Luis Borges (obviamente que Los Hermanos fariam isso).

A coleção de livros reúne romances, contos, poesias, histórias e reportagens, entre outros. Segundo a Embaixada do Brasil, foram doados 200 livros brasileiros.

Agora uma simples reflexão, num país onde nossa Presidenta, reafirma não querer que se torne público para conhecimento de toda a população, os ditos documentos ultrassecretos da ditadura militar, pode-se esperar o que mais pela frente? Deveras isso que Los Hermanos fizeram, vai demorar muito para ocorrer em solo tupiniquim. Meus parabéns “Presidenta Dilma Roussef”, vida longa para ti...

Aliás, pode-se esperar o que do PT, PSDB, PV, PMDB, PSOL, PP, PDT, DEM...

***

0 comentários:

Postar um comentário