domingo, 8 de janeiro de 2012

EXCERTOS DA 7ª ARTE (PARTE XIII)



A TORRE DOS CAVALOS AZUIS (1913) – ORIGEM: DESAPARECIDO – DE FRANZ MARC (1880-1916).


Nesse final de semana assisti o filme: “Cavalo de Guerra” dirigido pelo excelente Steven Spielberg, baseado no livro de Michael Morpurgo, chamado “War Horse” lançado em 1982. Acredito que Spielberg dispensa comentários e qualquer filme dele vale a pena ser visto, pois já acumula uma notória e sólida carreira cinematográfica, em minha modesta opinião sua melhor película é “A Lista de Schindler”.

O filme tem como pano de fundo a Primeira Guerra Mundial e se passa na Inglaterra rural e na Europa. É um filme que traz a tona alguns valores, tais como: lealdade, amizade, tenacidade e constância. Sem esquecer-se da boa e velha: esperança, que transpira nas idas e vindas do cavalo Joey, pela cavalaria britânica, pelo exército alemão e ainda passa pelas mãos de um fazendeiro francês e sua neta. É uma viagem épica, digna dos gregos, que finalmente acaba quando retorna com seu dono (Albert) que o treinou para o lar.

O que mais me chamou a atenção foram os valores que o filme transmite e as virtudes do cavalo Joey, constância principalmente. Numa era emergida no que o escritor francês Guy Debord, chamou de: “Sociedade do Espetáculo” nos depararmos com esses pontos nos faz refletir muito, sobre nós mesmos e as futilidades e efemeridades mil que nos rodeiam, tais como: as celebridades instantâneas, tendo em vista que um dos programas de maior apelo de audiência do país começa esse mês, o famigerado BBB. Aliás, o que esse programa pode nos acrescentar em nossas vidas?

O que diferencia as pessoas que fracassam das que têm sucesso não é a cultura acadêmica, o berço, as posses – mas a capacidade de superação das adversidades da vida, e isso é exposto brilhantemente no filme de forma peremptória, tanto pelo cavalo Joey como por seu dono Albert.

Literalmente como disse Jean Cocteau: “Não sabendo que era impossível, foi lá e fez”.

Ambos fizeram: treinador e cavalo - o impossível!


***

0 comentários:

Postar um comentário