quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

CRÔNICAS AVULSAS: NEM PÃO E MUITO MENOS BRIOCHES


OS COMEDORES DE BATATA (1885) – VAN GOGH


Dia desses fui ao supermercado ao lado de casa. Era um domingo como outro qualquer, e estávamos no dia 05 do mês, portanto, antes mesmo de começar a fazer a lista dos itens que iria comprar – já fui me preparando mentalmente e psicologicamente para a aglomeração de pessoas, carrinhos esbarrando nos calcanhares, filas intermináveis nos frios e nos caixas.
Contudo, tudo não passou de um devaneio meu, pois quando lá cheguei o supermercado estava vazio. Por um instante me senti como em um daqueles livros da série: “Deixados para trás” dos autores: Tim LaHaye e Jerry B. Jenkins.

Calmamente fui colocando no carrinho de compras os itens da minha lista. Passei pelas bebidas e quando cheguei nos frios, tive vontade de adicionar mais um item a lista que não estava previamente listado. Foi quando tive a grande surpresa: o quilo da salsicha estava R$ 14,00! Parei, tirei os óculos, limpei as lentes e lá estava realmente em letras garrafais no cartaz: R$ 14,00!

Dei meia volta e segui adiante com os demais itens faltantes da lista. Fiquei pensando na época atual que estamos vivendo no Brasil: falta emprego, PIB no fundo do poço, empresas fechando, recessão aguda, economia estagnada, inadimplência nas alturas, juros na estratosfera e a velha e saudosa política nos jogando cada vez mais para o fundo do buraco. Lembrei-me de Adam Smith:

“A riqueza de uma nação se mede pela riqueza do povo e não pela riqueza dos príncipes.”

Creio que se Adam Smith estivesse aqui no Brasil, com toda a certeza, iria substituir a palavra príncipes por políticos. Basta ver os milhões que foram bloqueados de alguns deles na Operação Lava Jato. Isso é de envergonhar qualquer um e chegamos ao triste ponto de perder a esperança por dias melhores; pois como acreditar em um país melhor para todos nós, com esses políticos que lá estão em Brasília? Como pensar em algo diferente do que esta aí – com esses que deveriam legislar a favor do povo, ao invés do seu interesse próprio? Basta ver o que fizeram na calada da noite, enquanto o país todo pranteava pelo desastre com o time da Chapecoense.

Por mais esperançoso e otimista que sejamos se pensarmos criteriosamente no nosso Brasil, o que veremos é um imenso barco a deriva e sem rumo. Perdido completamente no oceano da malandragem de alguns em detrimento de muitos. Isso é a nossa realidade. E sinceramente me cansa ver esse espetáculo podre dos políticos em Brasília, que dia após dia sempre se beneficiam sordidamente e mutuamente.

Cansei. Não creio que veremos dias melhores em Pindorama! E pensar que ainda pode ficar pior... 

***

2 comentários:

  1. O Brasil nunca me agradou. Se eu pudesse, preferiria ser babá na Europa do que advogada nesse país medíocre.

    Beijo!

    ResponderExcluir