quarta-feira, 11 de setembro de 2013

CRÔNICAS AVULSAS: TOM JOBIM BELEZA E SIMPLICIDADE



Acredito que nem todas as pessoas sabem dar presentes. Isso é fato. Aliás, quem nunca ganhou algo que não gostou que atire a primeira pedra. Nesse quesito, confesso que tenho muito azar, pois sempre ganho presentes descabidos e não cabe aqui enumerá-los, deixemos que o tempo se encarregue deles.

Contudo, no último dia dos namorados, fui agraciado com um presente genial que minha namorada acertou em cheio ao me presentear. Trata-se da “Coleção Folha Tributo a Tom Jobim”, que é de uma riqueza sem igual, com todo o repertório inesgotável de Tom Jobim e suas diversas parcerias feitas ao longo de sua carreira.

Ouvir Tom Jobim hoje em dia, pode parecer desigual, pois muitas pessoas apenas conhecem sua famigerada “Garota de Ipanema” e estão preocupadas em ouvir o que está aí em voga nas rádios e na boca do povo em geral – sucessos midiáticos pífios. Fico triste, pois se pegarmos as músicas de hoje, essas pouco representam em termos de riqueza, poesia, beleza e sonoridade. Confesso que não sou um erudito em música, mas meus ouvidos sabem distinguir muito bem a diferença entre os refrões pobres e repetidos a exaustão das músicas de hoje, a beleza poética das músicas de Tom Jobim.

Toda essa cultura de massa é uma tragédia no Brasil de hoje, quando se glamouriza a ignorância, o completo desinteresse pelo conhecimento, arte, literatura e música. Não podemos aceitar uma sociedade que se molda pela falta de educação. É um crime de lesa-pátria.

Talvez todo esse esquecimento seja um problema cultural e crônico do brasileiro, que não reverencia os grandes artistas, salvo quando estes morrem, e mesmo assim por pouco tempo. O próprio Tom Jobim reconhecia isso, pois numa entrevista ao programa 54 minutos, da TVE, em 1993 ele já se adiantava:

“Para virar um nome, você tem que viver muito. Aí você morre com muitas medalhas. Mas as medalhas, no Brasil, são leves...”

Ouvir Tom Jobim é afinar os ouvidos e a alma para a beleza e simplicidade de suas canções que nos tocam profundamente, e por isso mesmo torna-se impossível sair incólume a sua música, que vai diretamente ao ponto principal de todo ser humano: o coração.

Como ele dizia no trecho da canção “Wave”:

“Vou te contar
Os olhos já não podem ver
Coisas que só o coração pode entender...”


Obrigado minha garota de Ipanema: Ana Paula Martinez, por esse presente tão especial!

***

1 comentários:

  1. Por nada meu amor.

    Como sempre você é maravilhoso e coerente em seus textos.

    Parabéns.
    te amo

    ResponderExcluir