segunda-feira, 21 de abril de 2014

ASSIM ENTENDO A PALAVRA: TODOS PODEM RECOMEÇAR



CAMINO, ITÁLIA, FOTOGRAFIA DE: STEVE McCURRY

“porque sete vezes cairá o justo e se levantará [...]”
Provérbios 24.16

Estive pensando no ambiente religioso dos nossos últimos tempos (os muitos lugares que freqüentei) e posso dizer que como testemunha ocular, que em muitas denominações o mais comum é apontar o dedo e dizer o pecado alheio do que proporcionar um ambiente acolhedor para as pessoas. Todos são ávidos e se apressam para mostrar o erro alheio, mas não tem coragem de olharem para os seus próprios. Sim, é bem mais fácil culpar e julgar do que ajudar e acolher. E isso não acontece só dentro dos muros religiosos, mas em todas as esferas sociais da nossa vida: trabalho, família, amigos...
Mas quando volto meus olhos pela Bíblia, vejo um Jesus, que age diametralmente oposto do que vejo. Aliás, Ele sim acolhe as pessoas e não fica pondo o dedo em riste na cara delas, acusando-as disso ou daquilo. Basta se lembrar da mulher pega em adultério, que após todos os judeus deixarem suas pedras no chão e irem embora, por terem sidos argüidos por Jesus para antes de atirarem qualquer pedra na mulher, a examinarem a si mesmos, Ele não aplicou nela um sermão, muito pelo contrário, disse para a mesma simplesmente:
“Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? Respondeu ela: Ninguém, Senhor! Então, lhe disse Jesus: Nem eu tampouco te condeno; vai e não peques mais.” (João 8.10-11).
Naturalmente – todos nós somos pecadores, sem exceção. E hoje quando penso sobre santidade, chego à conclusão, de que santo mesmo é aquele, que se reconhece pecador, e por conseqüência comete pecados, mas que se arrepende, pede perdão e volta-se para o Senhor e não desiste de caminhar ao seu lado. Não cabe em minha mente discursos farisaicos daqueles que se julgam mais santos que os demais, que nunca erram, que nunca pecam – e alardeiam isso aos quatro ventos. Isso é tão desconexo da vida.

Essas pessoas me fazem lembrar do poema “Em Linha Reta” do Fernando Pessoa:
“Todos os meus conhecidos têm sido campões em tudo.
Toda a gente que eu conheço e que fala comigo
Nunca teve um ato ridículo, nunca sofreu enxovalho,
Nunca foi senão príncipes – todos eles príncipes – na vida...
Arre, estou farto de simedeuses!
Onde é que há gente no mundo?”

Sim, sete vezes cairás o justo e se levantará de todas elas, pois o nosso Cristo nos ajudará nesse processo: ontem, hoje e sempre... 

***

3 comentários:

  1. Oxalá que a misericórdia, perdão, amor, compreensão seja por entre os homens. Obrigado por compartilhar conosco meu caro amigo. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por nos legar essa pérola de sabedoria. Que o Espírito Santo continue te tocando e te inspirando poderosamente.

    Sua mensagem me fez relembrar uma reflexão e constatação minha...Quem sou eu para avaliar superficialmente uma vida e julgar ou excluir alguma pessoa do Reino do Céus; eu sou a prova viva, que a graça de Deus pode resgatar o(a) mais vil pecador(a) das trevas para Sua inesgotável Luz. Graça e paz multiplicadas.

    ResponderExcluir
  3. Uno E Serva Mara,

    Muito Obrigado pelo retorno de ambos. Fiquei imensamente feliz. Obrigado e coração!

    ResponderExcluir