sábado, 27 de junho de 2015

CRÔNICAS AVULSAS: QUE FASE AMIGO




O futebol é didático! Ou não? Bom, para o grande Albert Camus ele é – caso contrário ele não teria dito que: “Tudo quanto sei com maior certeza sobre a moral e as obrigações dos homens devo-o ao futebol.” Pode ser que isso funcione para o estrangeiro (permita-me o trocadilho) mas, aqui em terras tupiniquins estamos longe de aprender algo com as nossas derrotas.

Acabo de assistir a lastimosa e horrenda seleção brasileira na Copa América, disputada no Chile esse ano. E o Brasil, acaba de perder novamente nos pênaltis para a seleção do Paraguai. Fizemos um primeiro tempo morno, com um lance do Daniel Alves cruzando a bola, o Robinho fez um gol, e aí paramos! Já no final do primeiro tempo, o time não atacava mais e só deu Paraguai. Como é possível um time fazer um gol, recuar e começar a jogar por uma bola no contra-ataque? O time do Barcelona dá o tom, mesmo quando eles fazem um gol, não param de atacar, sufocam o time adversário em seu campo e não dão espaços; por isso são o que são...

No segundo tempo, o vexame foi pior ainda, o Brasil praticamente não chutou uma bola ao gol, e quando fez isso, foi após mais de 30 minutos de jogo, e mesmo assim de maneira pífia e sem muito perigo. Nosso zagueiro chorão Thiago Silva, para variar fez um pênalti de futebol amador, aliás, nem na várzea é capaz de ocorrer algo tão pueril. Empate no tempo normal e nos pênaltis – fomos eliminados.

O que dizer? O que esperar de uma seleção como essa? O que devemos pensar, pós aqueles 7 x 1 da Alemanha? De certo, não aprendemos nada, a começar pela escolha do técnico Dunga; que curiosamente hoje ainda estava com uma camisa vermelha por baixo da sua e a mostra de todos. Será uma superstição dele? Justo a cor predominante do Paraguai? E em sua patética entrevista coletiva ele culpa a virose de 15 jogadores como o fator predominante da sua derrota. Uma piada nosso técnico. Não é de se esperar o resultado.

E o que dizer então da CBF e sua corrupção? Do campeonato Brasileiro, que é uma verdadeira vergonha em termos de qualidade técnica?

O futebol brasileiro há tempos vive de suas glórias do passado, pois a realidade que vemos atualmente é desanimadora e sem futuro nenhum. Torcer pelo Brasil é um desafio enorme e a cada vexame consumado – sinceramente o encanto dessa camisa pentacampeã perde sua magia.

E pensar que podemos descer ainda mais no fundo do poço...

Que fase amigo!

***

0 comentários:

Postar um comentário